Coordenador : Maria de Lourdes Goncalves Ferreira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389236.2206.65006.08022023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto visa o atendimento de animais de companhia e selvagens portadores de enfermidades cirúrgicas e/ou oncológicas trazida para atendimento no Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho por seus proprietário. Proprietários estes moradores de Niterói e adjacências.
Local de atuação: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MEDICINA VETERINÁRIA PROFESSOR FIRMINO MARSICO FILHO
Objetivo
> Atendimento médico veterinário a comunidade de Niterói e adjacências; > Aprimoramento técnico e científico de docentes; > Desenvolvimento acadêmico de discentes de graduação e pós-graduação; > Treinamento prático de discentes de graduação e pós-graduação; > Desenvolvimento de pesquisa por meio de estudo clínico com participação dos pacientes atendidos pelo projeto.
Resumo
O projeto tem por objetivo o atendimento de animais domésticos e selvagens trazidos ao Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho com indicação/suspeita de tratamento cirúrgico e/ou oncológico. O atendimento clínico cirúrgico inclui a avaliação clínica pré-operatória, solicitação de exames complementares laboratoriais e de imagem, avaliação de risco cirúrgico, agendamento e realização de procedimentos cirúrgicos, acompanhamento pós-operatório até a alta cirúrgica do paciente. O atendimento de pacientes oncológicos inclui solicitação de exames complementares para diagnóstico da neoplasia e para pesquisa de metástases, estadiamento clínico do paciente, avaliação de prognostico, instituição e realização de tratamento, incluindo protocolos quimioterápicos e suporte clínico dos pacientes durante e após a quimioterapia, check-up periódico para acompanhamento do paciente. Para pacientes oncológicos com indicação cirúrgica inclui-se as etapas tanto do atendimento clínico cirúrgico quanto o atendimento oncológico. O projeto conta com a participação de docentes, discentes de graduação e discentes de pós-graduação (stritu sensu e lato sensu). O projeto com a participação dos residentes em medicina veterinária da UFF veicula a comunidade de Niterói informações sobre bem estar animal, saúde única, guarda responsável, controle de zoonoses e importância da vacinação em animais de companhia.